domingo, 7 de agosto de 2022



Primeira semana de Agosto é a semana mundial da amamentação. Por aqui a bebé está a leite materno em exclusivo desde o nascimento. Durante a gravidez fui consolidando a vontade de amamentar. Se não fossem as redes sociais e em particular as contas que eu estava a seguir diria que há anos que não via ninguém a amamentar. Fui ganhando consciência da importância do leite materno, fui normalizando que afinal há mães que se empenham em amamentar para além do período de exclusividade, completando em média mais 2/3 anos. Aprendi sobre as dificuldades e de como as ultrapassar.  Tomei conhecimento de quem pode ajudar. Recolhi informação suficiente que me consolidou a vontade de tentar ser uma dessas mães, em que a amamentação é um objectivo.  Paralelamente tive sempre em mente aquela ressalva, pensamento sombra, que pela minha idade poderia não resultar.  E se amamentar já se entranhou não deixei ainda de estranhar a magia e o foco que nos permite e exige. Às primeiras vezes são memórias embrulhadas com toda novidade que tudo era. Já em casa a descida do leite foi impactante física e emocionalmente. Ninguém tinha explicado bem aquele embate, aquela primeira madrugada solitária. Liguei em lágrimas para a saúde 24, recebi dicas preciosas num tom que me fez crer que não estava sozinha e com persistência foi se resolvendo. Simultaneamente a bebé, nova nesta vida, por instinto foi fazendo a sua parte. Às duas a fazer este caminho, temos sido uma boa equipa. Na véspera de cada pesagem a dúvida, à saída do centro de saúde o alívio por saber que está a resultar e a minha menina segue aumentado de peso e saudável. Continuo a sentir-me mais confortável a amamentar em casa, longe do olhar e dos palpites alheios. Ainda que compreenda o desconhecimento de cada um, é cansativo estar sempre a gerir comentários que duvidam e colocam em causa esta recente jornada que pretendo levar adiante, enquanto ambas o quisermos. Se não é para incentivar seria preferível não dizerem nada. Estando a funcionar e sendo afinal a forma mais ancestral de assegurar a vida e saúde dos bebés, em que momento deste facto é que nos convenceram que latas de leite roubadas aos bezerros são o ideal para os nossos bebés crescerem. 
Seguimos tranquilas muito mais quando estamos na nossa bolha de Amor em que a magia tem tempo e espaço para acontecer.

🍀

Sem comentários: