sábado, 13 de setembro de 2014



sábado de manhã...




pouco depois de me levantar, o tempo de fazer o pequeno almoço (batido de ameixa e banana), voltei a deitar-me mas no sofá, só a descansar mais um bocadinho as pernas e o corpo do treino de aproximadamente 32km de ontem à noite. Desde então que tudo se processa devagarinho, sem movimentos bruscos, conferindo ao desenrolar dos acontecimentos uma calma física adicional que acaba por contagiar o psicológico numa preguiça boa...

uma nota: a corrida foi na companhia do D. que respeitou as minhas limitações de velocidade e me deixou liderar o ritmo, um verdadeiro gentleman!


3 comentários:

koklikô disse...

Prepara-te!!
Quando, como e porquê começaste a correr?
Dicas para quem quer começar devagarinho? ;)
Beijinhos

Ana Fernandes disse...

Dulce, prepara-te a resposta:
há 16 anos comecei a sair de casa para correr (muito esporadicamente) na cidade, sendo que tinha vergonha de andar de fato de treino na rua. Mais tarde comecei a frequentar a "pista" do campo da Escola Agrícola de Santarém, onde me sentia mais à vontade e em contacto com a natureza.
há 10 anos regressei à cidade e iniciei as corridas à noite. Fazia-o sozinha e quase nunca via ninguém a correr mas aos poucos isso foi deixando de me fazer confusão e passei a desfrutar mais daquele momento. Tornou-se uma espécie de terapia psicológica com um pouco de vicio à mistura, eu vou e quando regresso a casa o meu mundo está mais descomplicado. Há mais de um ano descobri que na cidade havia um grupo de amantes da corrida que se juntam todas as 4ª feiras à noite para correr "desde as Portas do Sol até à lua cheia", os Scalabis Night Runners (os pioneiros das corridas nocturnas em Portugal). Passei a juntar-me a eles e o convívio fez com que passasse também a participar em provas de estrada e depois em trails (nas montanhas/campo que me têm conquistado a preferência). Até então a minha volta regular tinha uns 6/7km. Continuo a gostar de correr sozinha e às 4ª feiras sempre que posso junto-me a eles para os 12km da semana. As provas têm servido para me divertir e aliar o desafio da superação. Neste universo é corrente falar em "treinos, de treinar para alcançar objectivos desportivos, coisa que sempre evitei para não me sentir escrava do cronômetro e da obrigação de correr. Entretanto percebi que era necessário mais algum empenho para preparar-me melhor fisicamente para os trails ou distâncias maiores e introduzi pequenas variações nas minhas saídas para correr. Mais recentemente cedi ao treinamento em consequência de ter aceite um desafio mas não sozinha, temos que "puxar uns pelos outros" e tem sido a formula secreta para eu conseguir adicionar km às pernas.
Para quem começa e não se sente confortável e confiante quando sai de casa para correr sozinho, aconselho então que arranje pelo menos mais uma pessoa e de preferência que corra ao mesmo ritmo (alternar caminhada com corrida para iniciantes). Coordenar a frequência (quantos dias por semana) e em que horário com os colegas de corrida e com os respectivos companheiros/as (que tb podem ser os "colegas") para que cada um respeite este tempo que o outro vai ocupar com esta actividade colaborando de forma positiva, para puder sair de casa tranquilo. Delinear um percurso ou mais e conforme a evolução do grupo aumentar metros e depois km. Depois aproveitar que há eventos de corridas e trail com várias distâncias e caminhadas e fazer uma inscrição para participar. Acontece muitas vezes um dos elementos do casal participar na prova e o outro ficar com a restante família no recinto do evento a passar tempo até ao outro chegar e dar-lhe apoio (é uma claque para a recta da meta!).
Não são necessários gadgets de ultima geração para correr "só por desporto" e gosto, a roupa e o calçado devem ser apropriados e confortáveis e será aconselhável um chekup no médico só para assegurar que não há nenhum impedimento clinico para o inicio da actividade física.
Posto isto até fiquei com vontade de calçar as sapatilhas e sair para correr... mas hoje é dia de descanso e amanhã de manhã já me vou fazer a um trilho ;)

d* disse...

32kms? benzadeusss