domingo, 5 de julho de 2015





Para este fim de semana estava programada uma loucura em que me meti logo na segunda feira. 
o DS. insistiu até ao fechar as inscrições para uma prova, que o acompanhassemos. Eu, com aquela teimosia que não me conhecem lá fui dizendo que não queria e contra-argumentei tudo e mais alguma coisa, até o contra o coitado do choco-frito. Entretanto negociava com amiga SV esta programação inesperada num fds que já contava com a intenção de realizar um trail de 30km. No ultimo minuto tivemos a ideia luminosa de tentar fazer as duas coisas e dizemos-lhe que sim. 
Sábado - 21h00 - 10km da Marginal do Rio Azul - Setúbal
Domingo - 08h30 - 17km do Trail das Zagaias - Mação


fim de semana parte I

O sábado de manhã acordou como gosto dele, um conciliador, entre o  tempo de que preciso e a morosidade das tarefas.
Preparei a mochila grande com tudo o que necessitaria para o dia seguinte, a pequena com o essencial para a noite de sábado, e as demais tarefas de colocar alguma ordem na  vida e na casa. Foi no tempo certo que saí de casa para me juntar aos amigos e seguirmos para Setúbal, a SV, o DS e PR entre risos conversas várias, expectativas muitas e queixumes diversos a desculpar eventualidades. Eu estava caminho de fazer uma coisa a que não ligo muito, sair para longe para correr 10km de estrada. Esperava alguma coisa e não esperava nada, pelo menos o que todos desejam, fazer um pouco melhor, "mas isto nunca se sabe" e no meu caso é sempre uma surpresa...
Entre ir levantar dorsais e encontrar o amigo que foi ao nosso encontro só para ver, mais uns dedos de conversa até nos chegarmos à partida. Ao sinal, arranquei à velocidade a que me sinto bem mas que não dura muito. Segui sozinha e cheia de calor. As rectas intermináveis já me cansavam mais do que a corrida. Digo adeus ao DS e à PR, que já vinham na volta do correio. Chego aos 5km, o ponto de retorno, cheia de sede valendo-me uma garrafa de água onde molhei a boca e deitei o resto por mim abaixo. Perante o novo estado de espírito temporário, passo a SV, aceno e falo já com algum alento. Sigo a gerir as rectas, os atletas que ainda me ultrapassavam enquanto me dizia: "dá o teu melhor que tão depressa não te metes noutra". Dizia-me mas não fazia muito caso, estava novamente demasiado indisposta para me dar ouvidos. Chegou a recta da meta e com ela aquela risca no chão que tão bem sabe atravessar. Encontrar os amigos e procurar pela SV para um ultimo reforço, foi desta vez a missão cumprida. A PR sabia ter sido a 4ª das mulheres e havendo troféu até à 10ª esperamos para que o recebesse. Entretanto especulavasse se eu não estaria também dentro desta classificação e eu inclinava-me mais para fora. Depois de ser chamada a 10ª, chamaram pelo nome e eu devo ter feito a mesma cara dos vencedores dos óscares, tinha ficado em 9º. Vivi assim o meu momento de glória ao subir para junto do pódio, onde fiquei até chegar a 1ª e ser-me dado o meu "cacareco". Que momento mais inesperado e bom. As vezes que eu disse que não queria estar ali, o que passei durante e prova e como lá de cima, enquanto observava quem nos batia palmas, pensava no braço que dei a torcer para estar ali e na ignorância que acompanhou a minha prestação numa prova que queria despachar. Havia um prémio ironicamente guardado para tudo isto!
Depois das fotos da praxe e porque aquela noite só podia durar ao limite de quem tinha o objectivo de acordar às 6h00 da manhã do dia seguinte, fomos a reabastecer calorias para longe o choco frito com que havíamos de ter comemorado. Em 4 amigos tínhamos alcançado 2 cararecos, a alegria da SV com o seu novo recorde pessoal e o amuo do DS com o seu estoiro. Agradecer a todos pela bela companhia e amizade e ao HR ter-nos aturado a euforia do antes e do após corrida, em que falamos incansavelmente do mesmo, corridas e tempos e por aí...
Agradecer também à policia municipal de Setúbal que mesmo não ajudando com indicações exactas, ajuda a dar outras risadas...

Marginal do Rio Azul
Tempo: 51:00:00
Classificação geral: 134º/320
Classificação geral feminina: 9º/


Sem comentários: