segunda-feira, 4 de agosto de 2014




aGosto #20#

de correr
de chuva no verão
de sol no inverno
de honestidade
de ler
de livros
de ler livros sobre o Holocausto
do som do termoventilador, do secador e do aspirador (dão-me sono)
de usar brincos que não se notam (constatou um dia a minha mãe)
de sentir o pés quentinhos


4 comentários:

Merenwen disse...

Eu visitei a praia do Dia D na Normandia no fim de semana passado. Desde que voltei ando numa fase de Saving Private Ryan, Band of Brothers e todo o documentário a que posso botar as maos sobre a II guerra. É um pouco mórbido mas sempre me interessou esta época e depois de la ter estado, há uma energia tao forte na praia que é impressionante, tal como sao impressionantes os testemunhos que li no museu.

Ana Fernandes disse...

é um período da história ainda muito recente, e os locais que lhes estão associados carregam o peso de todos os acontecimentos. Leio testemunhos de judeus sobreviventes, não é uma leitura fácil e percebo o que queres dizer com a perspectiva mórbida deste "interesse", mas acho que para além do fenômeno politico-social-geográfico histórico há uma carga relativa à condição humana que me move, cada testemunho, cada perspectiva ajuda a ter noção de uma coisa "que não tem explicação".

Merenwen disse...

Acho que é a situacao limite, a vida de tantos milhares de pessoas, grande parte deles na flor da idade, que sabem que vao morrer. É a coragem dos que lutaram sabendo que possivelmente nao regressavam a casa, a resiliencia dos prisioneiros nos campos e a vontade de sobreviver. É o homem no seu melhor e no pior. Nenhuma guerra é justificada mas a II guerra acho que foi ainda assim a que mais valeu apena lutar.

Ana Fernandes disse...

sim, concordo.... e quanto mais vejo do que foram capazes para o bem e para o mal, de resistir ou de sucumbir, mais me choca a atualidade e do que a ganância pelo poder pode destruir.